A presidente do Fórum dos parlamentos da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos, Jemma Nunu Kumba, defendeu, ontem, a necessidade de uma aposta na representatividade do género como forma de alavancar o desenvolvimento nos países da região
No final de um encontro de cortesia que manteve com a presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, e com os diferentes par- tidos políticos com assento par- lamentar, a presidente do Fórum dos Parlamentos da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (FP-CIRGL), Jemma Nunu Kumba felicitou o Governo angolano pela aposta no género.
A também presidente do Parlamento de Transição Nacional do Sudão do Sul considera a aposta no género como um dos princípios democráticos fundamentais de que precisam os países da região dos Grandes Lagos para se desenvolverem. “Ficamos impressionados com a composição do Parlamento angolano e com a representação feminina na Assembleia Nacional. Gostaria de felicitar o Governo de Angola por este equilíbrio de género, quer seja na Assembleia Nacional bem como ao nível do Governo, sobretudo por ter uma mulher a dirigir este parlamento”, destacou.
A responsável que se encontra a trabalhar no país desde Domingo, fez saber que a sua principal missão será o encontro de trabalho a decorrer sob o tema “A inovação tecnológica e educação para o alcance da igualdade do género” e sob o lema “A inovação tecnológica como ferramenta para o alcance lho com o Presidente da República, João Lourenço, para quem vai apresentar a resolução final, contendo as decisões chaves saídas da última reunião do Fórum Parlamentar da Região dos grandes Lagos, realizada em Abril deste ano, em Juba/ Sudão do Sul.
“Como sabem, Sudão do Sul acolheu a última reunião do Fórum Parlamentar da Região dos grandes Lagos, nós estamos aqui para apresentar a declaração desta reunião ao Presidente João Lourenço, na qualidade de presidente da CIRGL, visto que o seu foco está baseado na paz, segurança e desenvolvimento da região”, sublinhou. A visita da presidente do Fórum dos Parlamentos da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (FP-CIRGL) tem, entre outros objectivos, o reforço das relações parlamentares entre Angola e Sudão do Sul.
O fórum
O Fórum Parlamentar da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos é uma organização interparlamentar que reúne deputados nacionais dos 12 Estados-membros da CIRGL, nomeadamente Angola, Burundi, República Centro Africana (RCA), República do Congo, Quénia, Re- pública Democrática do Congo (RDC), Rwanda, Sudão do Sul, Sudão, Uganda, Tanzânia e Zâmbia.
O Estado angolano é membro efectivo da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos desde a adopção da Declaração de Dares-Salaam, Tanzânia, sobre a Paz, Segurança, Democracia e Desenvolvimento naquela região, assinada a 20 de Novembro de 2004. O FP-CIRGL, designado como o Fórum, foi instituído a 4 de Dezembro de 2008, em Kigali, Rwanda, quando os presidentes dos Parlamentos dos Estados- membros assinaram e ratificaram o Acordo Interparlamentar.