O líder da UNITA, Adalberto Costa, desafiou o seu grupo parlamentar a ser mais criativos na apresentação de propostas legislativas, com números mais expressivos, ainda que venham a ter parecer desfavorável do partido no poder, MPLA
Adalberto Costa teceu tais declarações durante a celebração do “Dia do Deputado da UNITA”, ocorrida ontem, em homenagem ao então deputado Raúl Manuel Danda, considerado por ele como um homem que lutava para o bem do povo, apesar das barreiras imposta pelo partido adversário, o MPLA. O político desafiou os seus deputados a apresentarem mais iniciativas legislativas que suplantem as do partido adversário, apesar de puderem ser desfavoráveis para quem esteja no leme da governação, mas ainda assim deverão chegar ao conhecimento dos cidadãos de um modo geral.
De acordo com o presidente da UNITA, um dos desafios dos deputados do seu partido para este ano é a “imposição” à Assembleia Nacional da aprovação da última lei do pacote legislativo autárquico. Segundo o político, as eleições locais em Angola de- vem acontecer em 2024, acreditando que a Frente Unida Patriota Unida vá sair vitoriosa. Para o líder da UNITA, Raúl Danda foi um deputado que pressionava a realização de co- missões parlamentares, entretanto negadas pelo adversário. Inspirou jovens, não apenas da UNITA, mas de todo o país e por isso, considera, sob proposta do Grupo Parlamentar, “não havia escolha melhor para fosse o patrono do Dia do Deputado da UNITA”.
Segundo Adalberto Costa Júnior, Raúl Danda elevou ao mais alto nível a figura do deputado pela sua dedicação às causas em que acreditou, bem fundamentadas em debates parlamentares e demais espaços públicos. Por sua vez, o pastor Luís Manuel Danda, irmão mais novo do agora Patrono dos deputados do “ Galo Negro”, que em nome da família recebeu o certificado de mérito e louvor ao seu familiar, disse que dentro do possível a UNITA tem apoiado a família e que neste sentido não há motivos de queixas.
Críticas à governação
Para o líder da UNITA, depois da saída de José Eduardo dos Santos da Presidência da República esperava-se que o novo Presidente, João Lourenço, fizesse melhor. Porém, nove me- ses depois, segundo avaliação da UNITA, a situação do país piorou. Os tribunais foram capturados e a empresa OMATAPALO, segundo Costa Júnior, em pouco tempo ganhou mais concursos do que José Eduardo dos Santos facilitou à filha Isabel dos Santos. “Em Angola, os hospitais são desacreditados porque matam os opositores do partido. Raúl Dan- da negou ser tratado no Hospital Militar preferindo o Brasil, mas não foi a tempo”, revelou o líder do Galo Negro.
Raúl Danda – Patrono dos deputados da UNITA
Raúl Manuel Danda foi eleito deputado da UNITA à Assembleia Nacional, pela primeira vez pelo círculo provincial de Cabinda, nas eleições de 2008. Ocupou as funções de vice-presidente da 9ª comissão de trabalho de especialidade que trata dos Direitos Humanos, Petições, Sugestões e Reclamações dos cidadãos. De 2015 a 2019 desempenhou as funções de vice-presidente da UNITA, eleito durante o XII congresso ordinário do partido, acumulando as funções com as de primeiro-ministro do governo sombra.
Faleceu a 8 de Maio de 2021 vítima de uma crise cardíaca. Deixou 10 filhos, viúva e sete netos. De referir que no “Dia do Deputado da UNITA” foram homenageados 350 parlamentares da 1ª a 4ª legislatura. Isaías Samakuva esteve ausente e não se fez representar, enquanto Abel Chivukuvuku, também ausente, foi representado pelo filho primogénito.