Três décadas já marcam as relações po- lítico-diplomáticas e de cooperação en- tre Angola e a República Checa. Esperase que esta primeira visita oficial do Presidente João Lourenço à República Checa traga inúmeras vantagens para ambos os países
O Presidente da República, João Lourenço, já se encontra na cidade de Praga, capital da República Checa, para uma visita oficial de dois dias, a convite do seu homólogo, Petr Pavel.
O programa de visitas prevê para hoje conversações entre as delegações presidenciais dos dois países.
O Chefe de Estado angolano vai também encontrar-se com o primeiro-ministro checo, Petr Fiala e será homenageado com um jantar oficial pelo Presidente Petr Pavel.
Ainda hoje, serão realizadas visitas ao Senado e à Câmara dos Deputados da República Checa.
Está previsto também que o Presidente da República fale aos jornalistas na capital checa, em conferência de imprensa que engajará igualmente o estadista anfitrião, Petr Pavel.
Na sua conta na rede social Facebook, o Presidente da República, João Lourenço, que em “busca de parcerias para o crescimento da nossa economia, a República Checa é um forte aliado a ter em conta.
Daí que a minha primeira deslocação a este país do Leste europeu, com economia pujante, vise o reforço da cooperação com um Estado com o qual Angola mantém laços históricos”.
São passados cerca de 30 anos desde que foram dados os primeiros passos que marcam as relações político-diplomáticas e de cooperação entre Angola e a República Checa, os dois países pretendem relançar a cooperação bilateral, que tem sido marcada pelo reforço conjunto em diversas áreas e pela troca de visitas entre ambos os países.
Olhando para a cooperação em vários domínios, Angola espera obter inúmeras vantagens com esta visita do Presidente João Lourenço à República Checa, sobretudo nos sectores da saúde, educação e da agricultura.
A República Checa tem manifestado o seu apoio à modernização de Angola, reconhecendo a necessidade de se diversificar a economia do país.