O Presidente da República, João Lourenço, em nota tornada pública nesta quarta-feira, manifestou-se solidário e prestou condolências às famílias das vítimas do acidente de viação que ocorreu terça-feira na cidade do Cuito, província do Bié.
“Pela trágica ocorrência de trânsito na província do Bié, que causou um número elevado de sinistrados, entre mortos e feridos, transmito profundas condolências aos familiares dos falecidos e exprimo votos de rápida recuperação a todos os que recebem cuidados médicos”, escreveu o Chefe de Estado.
Na mesma nota, João Lourenço referiu que as autoridades competentes continuarão a prestar toda a atenção às vítimas do lamentável acidente de viação que enlutou numerosas famílias. De salientar que, em consequência deste acidente de viação, morreram quinze pessoas e 24 outras ficaram feridas, no município do Cuito, província do Bié.
O acidente ocorreu após o capotamento de um mototaxista próximo ao rio Cuito, na comuna do Cunje, em que resultou na morte de uma criança, segundo a Angop. Enquanto as pessoas se dirigiam para prestar ajuda aos envolvidos, um camião desgovernado surgiu e acabou por atropelar várias pessoas.
Seis pessoas morreram no local e sete no hospital Dr. Walter Stran-gway, onde se encontram os demais feridos. Em declarações à Angop, a directora de enfermagem desta unidade sanitária, Elizeth Vicente, salientou ser ainda reservado o estado clínico dos enfermos.
Por sua vez, o administrador municipal do Cuito, Abel Guerra Paulo, assegurou que as autoridades locais, em parceria com outras instituições, estão a mobilizar meios diversos para o apoio às famílias enlutadas.