Ao princípio da tarde de ontem, segunda-feira, 13, o Presidente da República, João Lourenço, efectuou uma reunião, no Palácio da Cidade Alta, com os integrantes da Comissão Interministerial de Combate à Cólera, coordenada pela Ministra da Saúde, informou a secretaria de imprensa da Presidência da República.
De acordo com a fonte, a reunião teve como finalidade fazer o ponto da situação no terreno, avaliar o modus operandi na contenção do surto (que tem casos registados nas províncias de Luanda, Bengo e Icolo e Bengo) e encontrar formas rápidas de actuação, ultrapassando eventuais constrangimentos.
O Chefe de Estado transmitiu orientações precisas para pronta execução, tendo em atenção a necessidade de se travar quanto antes o risco de expansão da doença para outras regiões, mobilizando-se os recursos apropriados e na dimensão que a situação exigir, sejam eles de que natureza for (financeiros, humanos, em equipamentos, etc).
Vale realçar que os últimos dados apontam para 18 mortos, num total de 224 casos registados do surto da cólera, que por ora afecta as províncias de Luanda, Bengo e Icolo e Bengo.