Patty Murray, que expressou tal satisfação após uma audiência concedida pelo Presidente da República, João Lourenço, sublinhou que os Estados Unidos da América (EUA) têm Angola como um grande parceiro, embora haja muito trabalho por se fazer. “Nós estamos muito entusiasmados por estar aqui e ver os resultados alcançados por intermédio dos nossos investimentos no sector da Saúde Pública.
Durante os últimos 25 anos, investimos cerca de 700 milhões de dólares e é satisfatório ver os resultados, no que diz respeito à melhoria do sector da Saúde Pública em Angola”. De acordo com a presidente do Senado, a delegação norte-americana transmitiu ao Chefe de Estado angolano que os EUA têm Angola como um grande parceiro embora haja, muitos desafios e trabalho por se fazer, mas com investimento, apoios públicos e sinergia os dois Estados acabarão por beneficiar.
Para a senadora, os EUA devem continuar a apoiar o desenvolvimento do Corredor do Lobito, devido ao seu papel-chave no desenvolvimento de Angola, uma vez que, deverá beneficiar desde o pequeno agricultor ao grande investidor. Para o efeito, segundo o senador Chistopher Coons, os EUA deverão facilitar a captação de investimentos, por parte de empresas americanas, para o Corredor do Lobito e por seu intermédio, investir em saúde pública e agricultura, para tornar profícua a cooperação entre os dois Estados.