Da agenda de trabalho de algumas horas a esta província do norte do país, o Chefe de Estado vai, entre outras actividades, dirigir a reunião com o Governo Provincial do Zaire e visitar as obras do Hospital Geral de Mbanza Kongo, que terá uma capacidade de 290 camas e a criação de mil empregos directos
O Presidente da República, João Lourenço, trabalha hoje na província do Zaire, na sua capital, Mbanza Kongo. Da agenda do Chefe de Estado consta, entre outras actividades, uma reunião com o Governo Provincial do Zaire e visita às obras do Hospital Geral da localidade.
Na reunião, segundo o porta-voz de Mbanza Kongo, há muito esperado pelas populações locais, Adriano Mendes de Carvalho disse que a sua conclusão vai mudar a rede sanitária da província do Zaire.
Disse que a referida unidade terá uma capacidade para 290 camas e vai empregar perto de mil trabalhadores das mais diversas especialidades da saúde.
“Vai ser um hospital de grande vulto e que vai ajudar a dar honra e dignidade à nossa província”, apontou. da Presidência da República, Luís Fernando, João Lourenço vai ser informado sobre a situação social, económica, política e cultural do Zaire.
Na referida reunião, João Lourenço estará acompanhado dos ministros de Estado e de outros departamentos ministeriais, que vão tomar nota daquilo que são as preocupações apresentadas pelo governo local.
Em declarações à imprensa, o governador provincial do Zaire, Adriano Mendes de Carvalho, disse que o povo local está expectante para receber a visita de trabalho de algumas horas do Chefe de Estado.
Segundo o governante, assim como em qualquer outra parte do país, o Zaire também enfrenta os seus problemas, fundamentalmente no seguimento social, que serão dados a conhecer ao Presidente da República, João Lourenço.
Sem entrar em detalhes, referiu que, embora haja algumas acções para a resolução destes problemas, outros serão apresentados ao Chefe de Estado para a sua resolução na qualidade de Titular do Poder Executivo.
“Trata-se de um povo que está completamente à espera desse grande momento. E nós tudo faremos para receber, condignamente, o Presidente da República apontou.
Hospital Geral vai mudar a província
Quanto às obras do Hospital Geral de Mbanza Kongo, há muito esperado pelas populações locais, Adriano Mendes de Carvalho disse que a sua conclusão vai mudar a rede sanitária da província do Zaire.
Disse que a referida unidade terá uma capacidade para 290 camas e vai empregar perto de mil trabalhadores das mais diversas especialidades da saúde. “Vai ser um hospital de grande vulto e que vai ajudar a dar honra e dignidade à nossa província”, apontou.
PIIM está a mudar o rumo da província
A meio a uma maré de dificuldades que os munícipes locais vivem, o governo local tem vindo a apostar na operacionalização do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) para colmatar algumas dificuldades.
No âmbito deste programa, a província do Zaire conta, até ao momento, com 48 projectos concluídos de um total de 97 projectos orçados em 26 mil milhões de kwanzas.
A informação foi dada ao jornal OPAÍS pelo director do Gabinete de Estudos e Planeamento Estatístico (GEPE) do governo provincial do Zaire, Hednildo Teixeira.