O Presidente da República, João Lourenço, recebeu esta quinta-feira, em Beijing, República Popular da China, dez empresários chineses que actuam em vários ramos no mercado angolano
Entre as entidades recebidas pelo Chefe de Estado angolano, que inicia esta sexta- feira uma visita oficial de três dias ao “gigante asiático”, destaca-se o presidente da China Gezghouba Group Corporation (CGGC), Tan Hua. Com essa entidade, João Lourenço falou sobre o Aproveitamento Hidro-eléctrico de Caculo Cabaça, que está a ser construído na província do Cuanza-Norte (Bacia dorioKwanza)por essa empreiteira.
A Barragem de Caculo Cabaça é considerada a maior obra de engenharia em Angola neste momento, com capacidade para gerar 2.172 megawatts de energia eléctrica em Angola. No final da audiência, Tan Hua disse que as obras do aproveitamento encontram-se em andamento, sem avançar dados relacionados com a execução física da mesma.
Acrescentou que a empresa tudo fará para a concluir a obra e o apetrechamento da primeira fase da Hidro-eléctrica de Caculo Cabaça, até ao ano de 2026. Ainda esta quinta-feira, o Presidente João Lourenço conversou com o presidente do Conselho de Administração da empresa Hebei Huatong Cable Group (Alumínio), Zhang Wedong, que manifestou a intenção de construir em Angola um parque nacional de alumínio, com capacidade de produção de 120 mil toneladas por ano.