O Presidente da República, João Lourenço, inaugurou, no princípio da noite de ontem quarta-feira, 20, o Centro de Ciência de Luanda. Implantado numa área de 17 mil e 667 metros quadrados, a instituição, única no país, deverá ser um espaço dedicado à promoção da ciência, tecnologia e inovação.
Para além das salas de exposições, com 278 módulos, tem entre os equipamentos o planetário, video mapping, sala de cinema, borboletário e casa secular. De acordo com explicações dadas, o planetário é um espaço de projecção celestial, com projectores para explorar o cosmos e as estrelas.
Já o vídeo apping, com oito projectores, permite explorar temas como a realidade angolana, o corpo humano, planetas, fauna, flora, bolhas de sabão e refracção da luz.
Por sua vez, a sala de cinema tem 146 lugares, com efeitos especiais, como vibração, água, sensação de vento e toque, enquanto o borboletário permite contemplar borboletas vivas.
A zona dos equipamentos é a Casa Secular, edifício histórico que antecede a fábrica de sabão de 1925. O Centro está instalado na antiga fábrica de sabão, na zona do Baleizão, parte baixa da cidade de Luanda, e contará com 68 funcionários.