O Presidente da República, João Lourenço, felicitou ontem, Terça- feira, o povo e o Governo da República do Zimbabwe pela realização das eleições harmonizadas, nos dias 23 e 24 de Agosto do corrente ano, destinadas a escolher o Presidente da República, Parlamento e representantes dos governos locais.
Uma nota dos Serviços de Apoio ao Presidente da República chegada à ANGOP refere que o estadista, em mensagem ao Presidente eleito Emmerson Mnangagwa, saudou igualmente o ambiente de paz e tranquilidade em que o processo de votação decorreu, conforme testemunhado pelas diversas Missões de Observação Eleitoral.
A missiva acrescenta que isso é uma demonstração de maturidade resiliência do povo zimbabweano, não obstante às adversidades sócio-económicas que o país enfrenta, decorrentes do longo período de sanções internacionais impostas, e mais recentemente pelo ambiente de pós-pandemia da COVID-19 e dos efeitos nefastos do conflito europeu. João Lourenço saúda o Presidente eleito e o partido, e encoraja os demais actores políticos a observarem o constitucionalmente consagrado, bem como as leis e normas das eleições.