O Presidente da república, João Lourenço, felicitou, essa Terça-feira, o governo e o povo português pela comemoração dos 49 anos da Revolução dos Cravos, que culminou com o derrube da ditadura naquele país, em 1974, e destacou com satisfação a abrangência da cooperação entre os dois Estados
O Presidente da República de Angola, João Lourenço, numa mensagem dirigida ao Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, partilhada na sua página oficial do facebook, refere que em nome do Executivo angolano e em seu nome próprio felicita o povo e o governo português pelo Dia da Revolução dos Cravos.
O Presidente angolano aproveitou a ocasião para destacar com satisfação, o facto de a cooperação entre os dois países estar a ser muito abrangente e proveitosa, mostrando-se convicto de que os esforços envidados no sentido do seu incremento, poderão continuar a trazer benefícios palpáveis para os povos angolano e português.
Já o presidente do Brasil, Lulas da Silva, esteve presente na Assembleia da República portuguesa, para demonstrar a importância do 25 de Abril, entretanto, recebido com manifestação quer pelo povo português como na Assembleia da República onde foi vaiado e adjectivado. Ontem, 25 de Abril, em Portugal, por todo o país foram desenvolvidas várias iniciativas para assinalar a data, sendo o ponto mais alto o discurso proferido pelo Presidente daquele país, Marcelo Rebelo de Sousa.
Alguns parlamentares também proferiram discursos, é o caso de Catarina Martins, do Bloco de Esquerda, que defendeu uma homenagem a Amílcar Cabral, nesta data, por ter dado o seu contributivo para a ocorrência do 25 de Abril. Devido às celebrações do Dia da Liberdade, a Embaixada de Portugal em Angola ficou encerrada no dia 25 de Abril. Portugal completou, ontem, 49 anos desde que foi desmantelado naquele país o regime fascista de quatro décadas (1928-1974).
POR: José Zangui