Numa missiva dirigida ao Presidente da República Democrática e Popular da Argélia, Abdelmadjid Tebboune, o homólogo angolano, João Lourenço, felicitou-o pela sua recente reeleição ao cargo de mais alto magistrado daquela nação.
“Estou certo de que este resultado eleitoral traduz a confiança que o povo argelino deposita na liderança de Vossa Excelência para enfrentar os desafios da consolidação das conquistas económicas por vós alcançadas, na perspectiva do desenvolvimento da vossa nação”, lê-se na carta do estadista angolano.
No mesmo documento, João Lourenço refere ainda que acredita em Abdelmadjid Tebboune, porquanto com o seu labor cor- responderá plenamente à expectativa de estabilidade, progresso e bem-estar social do povo argelino.
Aproveitou, por outro lado, a ocasião para manifestar o interesse de Angola em continuar a trabalhar com a Argélia, com vista ao aprofundamento das excelentes relações de amizade e cooperação existentes entre os dois países.
“Queira aceitar, Excelência, os meus melhores votos de bem- estar pessoal e de sucessos no cumprimento do seu nobre mandato”, finaliza o Chefe de Estado João Lourenço.
De referir que três candidatos concorreram à liderança da Argélia, que conta com mais de 45 milhões de habitantes, e é o principal exportador de gás natural do continente africano.
Abdelmadjid Tebboune, de 78 anos, foi o claro favorito, tendo contado com o apoio de quatro grandes partidos unidos numa aliança, entre os quais o antigo partido único, Frente de Libertação Nacional (FLN), e o movimento islamita El-Bina, que se classificou em segundo lugar nas presidenciais de 2019.