O Presidente da República, João Lourenço, enviou uma mensagem que foi entregue na tarde de ontem, em Kigali, ao Presidente Paul Kagame, do Ruanda. Foi portador da missiva o Ministro das Relações Exteriores, Téte António, que viajou expressamente à capital ruandesa com tal propósito.
O Presidente João Lourenço actua como medianeiro indigitado pela União Africana para a busca da paz na região oriental da República Democrática do Congo.
No passado domingo, em Luanda, uma cimeira envolvendo RDC, Ruanda e Angola esteve na agenda, mas sem se concretizar.
No seu lugar, o Presidente João Lourenço, na sua qualidade de facilitador do processo de paz, organizou consultas junto do Presidente Félix Tshisekedi, do Congo Democrático, e do ex-Presidente do Quénia, Uhuru Kenyatta, facilitador designado pela Comunidade dos Estados da África do Leste, para avaliar cenários que permitam fazer avançar os esforços diplomáticos virados para a assinatura de um Acordo de Paz Definitiva entre a República Democrática do Congo e o Ruanda.
Durante a Reunião Ministerial de 14 de Dezembro de 2024, registaram-se divergências de pontos de vista relativamente à resolução da questão do M-23, a única questão pendente para a finalização e consolidação do referido Projecto de Acordo de Paz.
O Facilitador, João Manuel Gonçalves Lourenço, Presidente da República de Angola, expressou a sua preocupação pela ausência de consenso nesta questão crucial e fracturante das relações entre os dois países, tendo lamentado o adiamento da referida Cimeira, a pedido de uma das partes à última da hora.