Trata-se do primeiro angolano a assumir um cargo de alta distinção no seio da igreja Católica. Dom Germano Penemote vai representar o Estado do Vaticano no Paquistão
O Presidente da República, João Lourenço, recebeu, ontem, em audiência o núncio apostólico acreditado no Paquistão, Dom Germano Penemote e o núncio apostólico em Angola, Dom Giovanni Gaspari.
No final da audiência, que serviu de despedida ao Chefe de Estado angolano, Dom Germano Penemote disse que recebeu a mensagem de encorajamento da parte do Presidente da República, e que segue para o Paquistão com sentimento de alegria.
Como desafios, sublinhou que vai estreitar as relações entre a Santa Sé e o Estado islâmico do Paquistão e trabalhar para a igreja Católica local.
Natural da província do Cunene, Dom Germano Penemote tornou-se o primeiro angolano a assumir o cargo de alta distinção no seio da igreja Católica e que irá representar o Papa e o Estado do Vaticano no Paquistão, um país maioritariamente islâmico.
“Sei que os angolanos estarão comigo e eu estarei com os angolanos. Vou com orgulho porque eu vou lá encontrar os meus do Paquistão.
É um país novo para mim, mas isso faz parte da nossa missão como sacerdotes e missionários. Como enviados do Papa, vou com alegria porque aí encontrarei o povo de Deus”, perspectivou.
A cerimónia oficial de ordenação de Dom Germano Penemote como núncio apostólico no Paquistão ocorreu no dia 12 de Agosto, em Ondjiva, província do Cunene.
De salientar que o Paquistão é uma república parlamentar federal que consiste em quatro províncias e quatro territórios federais.
Trata-se de um país étnica e linguisticamente diverso, com uma variação semelhante na sua geografia e na vida selvagem.
Uma potência média e regional, tem o quarto maior exército do mundo e é também uma potência nuclear, sendo a única nação no mundo islâmico e a segunda no Sul da Ásia a ter este tipo de armamento.
Conta com uma economia semi-industrializada, com uma agricultura bem integrada e é considerado um dos “Próximos Onze”.