Acompanhado da Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, o Chefe de Estado angolano chegou a Seul na tarde de ontem. O programa da visita do Presidente da República estabelece como pontos mais altos a reunião com o seu homólogo Yoon Suk- Yeol, visa igualmente testemunhar a assinatura de cinco instrumentos jurídicos para o reforço da cooperação bilateral e vai ainda manter um encontro de cortesia com o presidente da Assembleia Nacional daquele país asiático, Kim Jin-Pyo.
Fazem parte da delegação presidencial, entre outras entidades, o ministro de Estado da Coordenação Económica, José de Lima Massano, e o ministro das Relações Exteriores, Téte António, que chegou na tarde de sábado à capital coreana. No decurso desta visita oficial à Coreia, Angola e o país asiático vão realizar um fórum económico, cujo acto de abertura será efectuado pelo Chefe de Estado angolano.
A visita do Presidente João Lourenço termina amanhã, 30, o mesmo dia em que deixará Seoul. Desde 2017, a Embaixada da República da Coreia em Angola tem discutido formas de promover o investimento bilateral no sector energético, através da realização do Seminário de Cooperação sobre Energia Coreia-Angola. Além da área de energia, a Co- reia tem interesse em peças de automóveis e geradores.
No país, há muitas viaturas da Hyundai e da Kia, e as empresas coreanas de manutenção de auto-peças vêem Angola como um mercado com grande potencial e estão a procurar oportunidades de investimento.
A República da Coreia e a República de Angola têm mantido um relacionamento consistente desde que se estabeleceram as relações diplomáticas entre os dois países em 1992, nas quais se instalou uma embaixada permanente em Angola em Dezembro de 2007 e Angola instalou a sua embaixada na Coreia em Agosto de 2008.