A cidade do Rio de Janeiro, Brasil, acolhe hoje a décima nona Cimeira do G20, o Grupo dos Vinte países que reúne as principais economias do mundo.
O Presidente da República, João Lourenço, já está em solo brasileiro, onde participa como convidado ao evento.
O encontro, que acontece pela primeira vez no Brasil entre os dias 18 e 19 de Novembro, reúne as principais economias do mundo para criar propostas sobre temas de interesse global.
São aguardadas para participar na referida reunião 55 delegações de 40 países e de 15 organismos internacionais.
Entre os confirmados estão os presidentes dos Estados Unidos da América, Joe Biden, da China, Xi Jinping, e o Presidente da República de Angola, João Lourenço, que deverá, por esta ocasião, apresentar o ponto de vista de Angola sobre temas cadentes como o lançamento de uma aliança global contra a fome e a pobreza, o desenvolvimento sustentável e a transição energética.
“O Chefe de Estado angolano participará nas diferentes sessões da cimeira, onde se prevê que intervenha em pelo menos duas delas”, lê-se numa nota dos serviços de imprensa da Presidência da República.
O Chefe de Estado angolano deverá manter ainda encontros com o Presidente anfitrião, Luís Inácio Lula da Silva, e com outras personalidades políticas influentes, com homens de negócios e diplomatas.
Presidência rotativa do G20
O Brasil assume a presidência rotativa do Grupo, sob o lema “Construindo um mundo justo e um planeta sustentável”, e garante promover durante o seu mandato, acordos justos e que promovam desenvolvimento económico e social global, a redução da fome, da pobreza e da desigualdade a nível mundial, bem como o desenvolvimento socioambiental com uma transição ecológica justa e inclusiva.
Países membros do G20
Fazem parte da Cúpula do G20 os seguintes países: África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos da América, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia, Turquia, mais a União Africana e a União Europeia.