Angola estará representada ao mais alto nível pelo Presidente da República, João Lourenço, que irá intervir no evento para apresentar as acções do Executivo angolano face às alterações climáticas, no âmbito das suas responsabilidades para com a transição energética
As delegações ministeriais que preparam a participação de Angola na Conferência das Nações Unidas (ONU) sobre Mudanças Climáticas 2023 têm já concluída a sua agenda para o evento. Angola vai participar na 28ª edição da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-28), que será realizada de 30 de Novembro a 15 de Dezembro de 2023, nos Emirados Árabes Unidos.
Para a sua agenda, Angola vai apresentar vários temas referentes às alterações climáticas, bem como os vários projectos criados para dar resposta às questões ligadas à preservação do meio ambiente, tal como fez saber a ministra do Ambiente, Ana Paula de Carvalho.
Segundo a governante, Angola estará representada ao mais alto nível pelo Presidente da República, João Lourenço, que irá intervir no evento para apresentar as acções do Executivo angolano face às alterações climáticas, no âmbito das suas responsabilidades para com a transição energética, sem comprometer o desenvolvimento económico do país.
Ana Paula de Carvalho sublinhou que será apresentado o actual estado da transição energética no país, projecto levado a cabo pelo Ministério da Energia e Águas, e que alega ter já grandes avanços.
O país vai ainda apresentar as suas estratégias para diminuir o dióxido de carbono, através de acções como a plantação de mangais, o programa hidrogênio verde, a estratégia nacional para as alterações climáticas, do qual a ministra apelou a participação de todos para a sua implementação.
“Dos principais desafios que nós vamos levar está a nossa estratégia nacional para as alterações climáticas, um projecto a que intervêm vários departamentos ministeriais, visando, sobretudo, a diminuição dos gases de efeito estufa. Estamos agora a apostar nas energias limpas, como a hídrica e a solar”, disse.
A 28ª edição da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas decorre de 30 de No- vembro a 15 de Dezembro de 2023, nos Emirados Árabes Unidos. O evento é realizado desde 1995, com objectivo de discutir as mudanças climáticas, lançar medidas preventivas bem como colher as estratégias adoptadas por cada país para combater essas alterações climáticas.