Os participantes à 4ª edição da Feira dos Municípios e Cidades de Angola (FMCA), que decorre de 10 a 13 do mês em curso, afirmam que o certame, que junta anualmente os 164 municípios do país num único espaço, constitui a materialização do conceito de unidade nacional
O Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, orienta no Lubango, capital da província da Huíla, a cerimónia de abertura da 4ª edição da Feira dos Municípios e Cidades de Angola, que arranca amanhã e fica patente até ao próximo dia 13.
Para acolher o acto que trouxe à cidade do Lubango mais de cinco mil turistas, o Estádio da Nossa Senhora do Monte foi adaptado para acolher as dezenas de stands de cada município participante, numa área de aproximadamente cinco mil metros quadrados.
Os representantes dos municípios de Belize e Buco Zau, situados na província de Cabinda, falaram das vantagens que a referida feira traz para a dinamização da economia das 18 províncias que compõem o território nacional.
Tal dinamização, segundo Francisco Mingas, representante da Administração Municipal do Belize, serve para a troca de experiências entre os vários povos de Angola, representando um fac- to que se concretiza com a realização da Feira dos Municípios e Cidades de Angola. “Nós distribuímos as tarefas de acordo com a dinâmica do nosso município. Por exemplo, o município de Belize trouxe para cá to- da a gastronomia da província de Cabinda. Além daquilo que é o potencial agrícola dos nossos povos, como a banana, o feijão, o amendoim e outros, trouxemos também o nosso famoso pau de Cabinda”, detalhou.
Por sua vez, António Guia, da Administração Municipal do Buco Zau, disse que o seu município trouxe ao Lubango vários produtos que predominam naquela região do país. Entre os produtos apresentados aos lubanguenses e não só, segundo António Guia, o destaque recai para o café, cacau e ouro para a atracção dos visitantes. “Este é um reencontro de todos os municípios que emana o espirito de unidade nacional, porque nele estão presentes todos os povos que fazem o mosaico cultural de Angola. Espero que consigamos fazer bons contactos e levar para o nosso município o maior proveito possível”, perspectivou.
Administrador do lucapa quer independência dos diamantes
Entre os 164 municípios presentes na Feira dos Municípios e Cidade de Angola, que decorre de 10 a 13 do mês em curso na cidade do Cristo-Rei, está o município de Lucapa, província da Lunda-Norte. Para a cidade do Lubango, este município da província diamantífera da Lunda-Norte levou vários produtos do campo, como a farinha de mandioca, a ginguba, o mel, banana, milho e feijão preto. O administrador municipal do Lucapa, Daniel Mutaza, disse que as condições hidrográficas do município que dirige podem fazer com que a província deixe de ter uma dependência dos diamantes.
“No âmbito da diversificação da economia, nós temos estado a aproveitar as potencialidades do rio que banha o nosso município, temos um solo muito propício para a agricultura, o que bem aprovei- tado pode contribuir para a Inde- pendência dos diamantes, apesar de este constituir uma actividade histórica da província. Há um es- forço do nosso Executivo virado para esta direcção e temos a nos- sa juventude totalmente mobiliza- da para o efeito”, assegurou. A Feira dos Municípios e Cida- des de Angola vai reunir no Es- tádio da Nossa Senhora do Mon- te exposições das 164 administra- ções municipais, dos 18 governos provinciais, ministérios, institu- tos públicos, empresas públicas, entidades reguladoras, empresas privadas, startups, representantes de organizações da sociedade civil e das organizações internacionais parceiras do desenvolvimento.