O Chefe de Esta- do equatoguineense foi recebido no Complexo Presidencial do Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro pelo ministro das Relações Exteriores, embaixador Téte António, acompanhado por uma delegação que inclui o vice-governa- dor de Luanda para o Sector Económico, Jorge Miguêns Augusto.
Ao longo dos dois dias em que permanece em solo angolano, Teodoro Obiang Nguema Mbasogo, deverá abordar com o Chefe de Estado angolano João Lourenço questões como a segurança marítima no Golfo da Guiné, uma área de interesse estratégico, além de reforçar os compromissos bilaterais no âmbito da CPLP e outros fóruns regionais.
Relações bilaterais robustas
A relação entre Angola e Guiné-Equatorial é marcada por laços históricos, culturais e económicos.Ambos os países, cujas economias dependem maioritariamente da exploração petrolífera, têm trabalhado para estreitar parcerias no sector energético e explorar oportunidades de intercâmbio em áreas como infra-estruturas, construção civil e gás natural.
No plano diplomático, Angola e Guiné Equatorial são membros activos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e compartilham interesses comuns na União Africana, promovendo a estabilidade política, paz e desenvolvimento no continente.
Cooperação estratégica consolidada
Nos últimos anos, os dois países têm formalizado acordos bilaterais estratégicos em diversos sectores. Entre os mais significativos estão a Educação, Isenção de Vistos e passaportes diplomáticos e de serviço, Comércio, Pescas e Cultura.
Em Março de 2023, Angola e a Guiné Equatorial estabeleceram também acordos no sector dos transportes aéreos, visando facilitar a mobilidade e fortalecer as ligações entre os dois países