A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, deslocou-se ontem, quarta-feira, 15, a Genebra, Suíça, onde vai participar na Primeira Reunião da Comissão Preparatória da 6.ª Conferência Mundial de Presidentes de Parlamentos, a ser realizada no segundo semestre de 2025, em local ainda por definir.
Além dos temas ligados à situação geopolítica mundial, referentes aos desafios da paz, que neste momento requerem uma acção continuada e atenciosa de todos os deputados, a presidente da Assembleia Nacional defende que os parlamentares desempenham um papel importante para promoção e preservação da paz, sendo um factor fundamental para o desenvolvimento sustentável, para o reforço da democracia e outras causas que são desafios deste milénio.
A questão da temática ligada à crise energética, por exemplo, será debatida na 55.ª Assembleia plenária da SADC que Angola acolhe em Julho aqui em Angola, a par das alterações climáticas.
Todavia, a representatividade do género, a promoção e a potencialização das mulheres, sobretudo ao nível dos parlamentos, são questões para o caso de Angola, por existir uma certa satisfação por conta da representatividade neste segmento.
Embora a representatividade do género seja satisfatória, destacou Carolina Cerqueira, ainda assim, há países que lutam para visibilidade da representação efectiva das mulheres na política.
É neste ínterim, que segue ciente de que vai contribuir com a experiência de Angola, com os desafios que estão alinhados ao nível regional, para que a reunião possa delinear e decidir sobre a próxima etapa, que tem a ver com a realização da Conferência Mundial dos Presidentes dos Parlamentos ao nível de todo o mundo.
A reunião preparatória, que acontece entre os dias 16 e 17, vai reflectir sobre os actuais desafios da paz mundial, o desenvolvimento sustentável e a democracia.
Os parlamentares vão ainda analisar os resultados das conferências precedentes, com destaque para a evolução da cooperação interparlamentar ao longo dos anos e a prioridade das agendas parlamentares dos parlamentos dos países membros face aos desafios geopolíticos mundiais e regionais.
Importa realçar que a presidente da Assembleia Nacional foi eleita conjuntamente com os seus homólogos da Côte D´Ivoire, da Tanzânia e da Nigéria, membro do Comité Preparatório da 6.ª Conferência Mundial de Presidentes de Parlamentos, em representação do grupo africano.
A decisão saiu de uma reunião do Comité Executivo realizada no passado mês de Abril em Genebra, que aprovou as propostas dos grupos regionais da UIP, para eleger os 21 membros da Comissão Preparatória da Conferência Mundial de Presidentes de Parlamentos.