O Presidente da República de Cuba, Miguel Mario Díaz-Canel Bermúdez, está desde a tarde de ontem em Luanda, com vista a uma visita de Estado que prevê o reforço das relações bilaterais, de uma cooperação que já leva 47 anos
No início desta manhã, o Presidente da República de Cuba, Miguel Mario Díaz-Canel Bermúdez, vai realizar uma visita a Praça da República, em que vai assinar o Livro de Honra, de seguida partirá para o palácio Colina de São José para um encontro com o homólogo angolano, João Manuel Gonçalves Lourenço.
No palácio presidencial depois da conversa a porta fechada com o Presidente da República, os dois estadistas vão discursar na sala do Conselho de Ministros, para de seguida passarem para a Sala de Tratados para testemunhar a assinatura de acordos de cooperção e posteriormente, declarações à imprensa.
De acordo com o programa distribuído à imprensa, o Presidente cubano vai, de igual modo, vai testemunhar a assinatura de acordos entre as delegações dos dois países e participar de uma sessão solene na Assembleia Nacional. No dia 22, antes de regressar, irá ao Cemitério Alto das Cruzes para a deposição de uma coroa de flores no túmulo do Comandante Raúl Diaz Arguelles Garcia (primeiro chefe da Missão Militar cubana em Angola, tombado em Dezembro de 1975 no Ebo, província do Cuanza Sul).
O programa do estadista cubano reserva para o mesmo dia uma visita a escola Angola e Cuba, no município do Cazenga, e vai encontrar-se com os ex-estudantes angolanos em Cuba e amigos, cuja presidência de Honra da Associação, tem à testa o jornalista Pedro Neto,
coordenador da Comissão de Gestão do Grupo Media Nova. Angola e Cuba, Estado insular, conservam relações estratégicas de 47 anos, sustentadas pelo Acordo Geral de Cooperação, assinado em Fevereiro de 1976, e incididos essencialmente nos sectores da Saúde, Educação e Defesa. Este estado caribenho tem formado muitos quadros angolanos e ambiciona maior envolvimento na cooperação económica com Angola, país que apoiou na guerra contra o regime do apartheid da África do Sul.