O Presidente cubano, Miguel Diaz – Canel, despediu-se, ontem, do Presidente da república, João Lourenço, depois de ter efectuado uma visita à escola “Angola e Cuba”, situada no município do Cazenga, em Luanda
O Presidente da República de Cuba, Miguel Diaz – Canel terminou, ontem, a sua visita de Estado de três dias efectuada à República de Angola, com objectivo de relançar a cooperação entre os dois países. A cerimónia de despedida foi antecedida por um encontro em privado entre os dois Chefes de Estado.
A sua visita à capital angolana ficou marcada pela assinatura de três instrumentos jurídicos para o reforço da cooperação bilateral nos domínios da saúde, turismo e da promoção de investimentos. Os memorandos de entendimento assinados entre os dois Estados foram rubricados entre o Ministério da Cultura e Turismo da República de Angola e o Ministério do Turismo da República de Cuba, com a Agência Reguladora de Medicamentos da República de Angola (ARMED) e o Centro de Controlo Estatal de Medicamentos, Equipamentos e Dispositivos Médicos de Cuba (CECMED) e ainda entre a entre a Sociedade de Desenvolvimento da Zona Económica Especial Luanda-Bengo e o Escritório da Zona Especial de Mariel da República de Cuba.
Com a assinatura destes instrumentos jurídicos está uma vez mais relançada a cooperação bilateral entre os dois países cujas relações têm mais de quatro décadas e assinaladas, sobretudo, no período de transição do poder colonial para Angola independentemente.