O Presidente da República, João Lourenço, lamentou hoje, a morte do General Xietu falecido ontem, quarta-feira, vítima de doença
De acordo com uma nota de imprensa da Presidência da República consultada pwlo OPAÍS, o Chefe de Estado disse ter sido com imensa tristeza e consternação que tomou conhecimento do falecimento de João Luís Neto ‘Xietu’, General de Exército reformado do Quadro Especial de Inter-Armas.
Disse que é com pesar que continuamos a ver partir alguns dos mais valorosos nacionalistas e lutadores pela Independência e liberdade do Povo angolano.
O General Xietu aderiu ao MPLA em finais de 1960 e colaborou de forma activa nos preparativos do heróico 4 de Fevereiro, início da Luta Armada de Libertação Nacional.
A seguir integrou-se no corpo de guerrilheiros do MPLA, tendo sido o primeiro Chefe do Estado Maior General das Forças Armadas Populares de Libertação de Angola (FAPLA) e ascendido, por mérito próprio, ao mais elevado posto na hierarquia militar, o de General de Exército.
Durante a sua brilhante carreira foram-lhe prestadas honras e atribuídas medalhas do mais elevado valor, em reconhecimento dos seus feitos.
“Expressamos os nossos sinceros pêsames à familia enlutada, ao círculo dos seus amigos e aos seus companheiros de armas”, lê-se na nota.