O Presidente da República, João Lourenço, manifestou, esta quinta-feira, consternação pela morte do renomado nacionalista, intelectual, político e diplomata angolano Fernando José de França Dias VanDúnem, ocorrida quarta-feira.
Numa nota a que a ANGOP teve acesso, o Chefe de Estado refere ter sido com um sentimento de profunda consternação que tomou conhecimento deste acontecimento.
Salienta que, “nos vários cargos políticos e diplomáticos em que se destacou, como primeiro-ministro do Governo, deputado e presidente da Assembleia Nacional, embaixador em Portugal e Bélgica, cumpriu sempre com zelo, competência e patriotismo as suas elevadas funções, granjeando prestígio interno e internacional, ao ponto de ter sido igualmente primeiro vice-presidente do Parlamento Pan-africano”.
Paralelamente, acrescenta a nota, desenvolveu o professor França Van-Dúnem uma profícua carreira académica, como catedrático das universidades Católica e Agostinho Neto, sendo autor de várias importantes obras de investigação na área do Direito.
Por este facto, João Lourenço considera que, com o seu falecimento, Angola perde uma das suas figuras mais notáveis, que tanto fez em vida, pelo engrandecimento do povo angolano e de Angola.
“Nesta hora de dor, endereço à família enlutada, a todos os seus amigos, colegas, discípulos e admiradores os mais profundos sentimentos de pesar, esperando que perpetuem a memória dos seus feitos”, conclui a mensagem.