No âmbito do reforço do compromisso do Executivo angolano com o fortalecimento das relações internacionais, o Presidente da República, João Lourenço, conferiu ontem posse a três novos embaixadores que vão representar o país nas missões diplomáticas da Namíbia, da Alemanha e de Moçambique
Ao dirigir-se aos empossados, o Presidente da República orientou os embaixadores para que representem Angola com dignidade, e desejou-lhes sucessos na atracção de investidores e de turistas para Angola.
“Faço votos de que representem bem o nosso país, com a dignidade que ele merece junto dos países onde serão acreditados. O papel do embaixador é conhecido, portanto, representar bem o país, atrair investidores e contribuir com o seu trabalho no reforço da relação, da amizade e de cooperação, a forma mais ampla da palavra entre os nossos países”, disse.
A nova embaixadora de Angola em Moçambique, Juvelina Imperial, destacou a importância da cooperação económica entre os dois países. “Nós sabemos que os nossos países têm grandes recursos, e esses recursos podem ser potencializados através da cooperação económica, através da diplomacia económica”, disse.
Para a nova embaixadora de Angola acreditada na Alemanha, Maria de Resende Encoge, o foco estará no aprofundamento da cooperação entre os dois países. Já o novo embaixador de Angola acreditado na Namíbia, Pedro Mutindi, garantiu que vai impulsionar o turismo entre os dois países.
“A nossa missão na Namíbia será, de facto, mobilizar conhecimentos, mobilizar o capital financeiro, técnico e humano, mobilizar empresários para cá virem estabelecer parcerias com os operadores e empresários angolanos, nos mobilizarmos para aquilo que são as tarefas que Angola está empenhada em realizar“, destacou.
De salientar que, na semana passada, o Presidente da República, João Lourenço, assinou decretos para exonerar José João Manuel, do cargo de Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República de Angola na República de Moçambique; Jovelina Alfredo António Imperial da Costa, do cargo de Embaixadora Extraordinária e Plenipotenciária da República de Angola na República da Namíbia; e Maria Isabel Gomes Godinho de Resende Encoge, do cargo de Embaixadora Extraordinária e Plenipotenciária da República de Angola no Reino dos Países Baixos.
Esta acção, movida pelo Presidente da República, enquadra-se no processo de rotação de embaixadores e chefes de missão – processo esse que continua à medida que “formos recebendo os agreements concedidos pelos países acreditadores”, salientou recentemente o Chefe de Estado Angolano.