Numa mensagem enviada a XI Jinping, o Estadista saudou a fundação da República Popular da China, que se ergueu nos últimos 75 anos como uma nação inspiradora e dota- da de uma vitalidade que favoreceu a mudança de todos os padrões de vida dos seus cidadãos.
Referiu que, ao longo destes anos, os chineses se viram livres da pobreza e puderam passar a dedicar todos os seus esforços e energias à concretização de objectivos de desenvolvimento económico, técnico, científico e tecnológico, transformando o país numa grande referência mundial de progresso inclusivo.
“Aproveito esta ocasião para reafirmar o nosso compromisso em continuar a empreender esforços, no sentido do estreitamento dos laços de amizade e de cooperação existentes entre as nossas duas nações, com a convicção de que, seguindo este caminho, conseguiremos elevar para níveis altos a parceria estratégica que vigora entre os nossos governos, contribuindo assim para a edificação de um mundo mais justo e mais solidário”, escreve João Lourenço.
Augura que Angola e a China caminhem juntos em busca de resultados tangíveis compartilha- dos pelos respectivos povos.
“Queira aceitar os meus votos de bem-estar pessoal, de boa saúde e de prosperidade para o povo da República Popular da China”, deseja o Presidente da República. Angola e a China estabeleceram relações diplomáticas em 1983 Passados 41 anos, as relações de cooperação estão na melhor época da história.
O volume de negócios entre Angola e a China ultrapassou os 23 mil milhões de dólares em 2023, numa altura em que os parceiros pretendem catapultar as relações para outro nível de qualidade.
Nigéria
Ao homólogo da Nigéria, Bola Ahmed Adekunle Tinubu, o Presidente João Lourenço endereçou igualmente uma mensagem na qual felicita o povo, o governo e o próprio Presidente nigeriano pela celebração do 64.º aniversário da Independência naquele país africano.
“Nesta data assinalável para o povo nigeriano, realço as excelentes relações históricas de amizade e cooperação que os nossos dois países mantêm há vários anos e que unem os nossos povos e reforçam os laços existentes com vista a contribuir para o progresso e o desenvolvimento recíproco”, sublinha.
Angola e a Nigéria mantêm relações diplomáticas, económicas e comerciais, bem como cimentam investimentos em sectores que geram emprego e estabilidade social.
Nos últimos três anos, o valor das exportações de bens de Angola para a Nigéria foi calcula- da em 5,6 milhões de dólares e a importação situou-se nos 16,8 milhões de dólares, correspondendo a uma balança comercial negativa de cerca de 11,2 milhões de dólares.