O Presidente da República de Angola, João Lourenço, foi convidado, nesta segunda-feira, para um visita oficial a Cuba para participar da Cimeira do Grupo dos 77+China, em Havana, entre os dias 15 e 16 de Setembro.
O convite foi formulado pelo seu homólogo cubano Miguel Mario Díaz-Canel Bermúdez, que se encontra em Luanda para uma visita ofical de três dias, destinada ao reforço da cooperação entre os dois países.
O Grupo dos 77+China é uma coligação de países, fundada em 1964, e vocacionada à promoção dos interesses económicos colectivos dos membros, bem como a criar uma maior capacidade de negociação conjunta.
Angola e Cuba mantêm excelentes relações de cooperação em vários domínios como da segurança, educação, saúde, transportes, obras públicas, construção, petróleos, desporto, cultura, turismo e agricultura.
Os dois Estados estabeleceram relações diplomáticas a 15 de Novembro de 1975, quatro dias depois da independência de Angola, e um ano depois assinaram o Acordo Geral de Cooperação, que originou a Comissão Bilateral.
Este Estado caribenho tem formado muitos quadros angolanos e ambiciona maior envolvimento na cooperação económica com Angola, país que apoiou na guerra contra o regime do apartheid da África do Sul.