O Presidente da República, João Lourenço, procedeu, hoje, à entrega de medalhas e diplomas às primeiras 247 personalidades que intervieram na luta pela independência, paz e desenvolvimento do país, alusivo à comemoração dos 50 anos de Independência Nacional.
Neste primeiro grupo, distribuído por duas categorias: independência e paz e desenvolvimento, o primeiro condecorado foi o político e escritor Rui Mingas.
Personalidades como Manuel Rui Monteiro, (autor do Hino Nacional), Generais Abreu Muhengo Ukwatchitembo “Kamorteiro” e Armando da Cruz Neto (signatários do Acordo de Paz para Angola) e Alioune Blondin Beye (do grupo de cidadãos estrangeiros com empenho relevante a favor dos angolanos, maliano ao serviço da ONU, mediador do processo de paz que envolveu o Governo angolano e a UNITA), também foram condecoradas.
Vale realçar que, até ao final do ano, outras individualidades serão também condecoradas pelo Presidente da República, como reconhecimento pelo seu papel na luta pela libertação, paz e evolução de Angola.