O jornal Gulf Times, do Qatar, publicou este mês um suplemento de 28 páginas sobre Angola, em que apresenta o país nas mais variadas dimensões, com realce para os aspectos económicos, diplomáticos, turísticos, culturais e desportivos.
O suplemento, baseado em matérias publicadas numa revista produzida, em inglês, pela Embaixada de Angola no Qatar em associação com o jornal qatari Gulf Times, refere que o Executivo aprovou, recentemente, a Estratégia de Longo Prazo ANGOLA – 2050, que assenta numa economia diversificada e próspera, com ênfase nos sectores da agricultura, pecuária, pesca, indústria transformadora, recursos minerais e turismo, para gerar empregos e renda sustentável para as famílias.
Indica que para o relançamento da agricultura e a diversificação da economia, o governo apostou fortemente na captação de investimento estrangeiro, seja público como privado, com vista a catapultar o desenvolvimento multifacetado do país, com reflexos na melhoria da qualidade de vida dos angolanos.
No domínio diplomático, ressalta que o Presidente João Lourenço tem priorizado activamente a promoção da paz e estabilidade no continente africano e globalmente, e que, na sua qualidade de Campeão da União Africana para a Paz e Reconciliação em África, tem efectuado numerosas deslocações ao exterior e promovido reuniões em Angola, como parte da sua agenda diplomática.
“Fruto do seu empenho nessa vertente, o Presidente tem conquistado a simpatia e o encorajamento de parceiros para a prevenção e resolução de conflitos em África, valendo-se da sua experiência nacional e liderança, no quadro da hoje reconhecida “Doutrina Angolana de Resolução de Conflitos”, reconhece a publicação.
No plano turístico, o suplemento diz que a promoção do turismo é uma das prioridades do Executivo, que tomou várias iniciativas, como a medida de isentar cidadãos de 98 países de vistos de turismo para entrada em Angola, o que permitiu uma maior dinamização da actividade turística no país.