O Ministério das Relações Exteriores (MIREX) inicia, hoje, na Academia Venâncio de Moura, o seu XI Conselho Consultivo Alargado que visa, dentre outros, proceder à avaliação periódica do seu desempenho no domínio da política externa e da diplomacia
O evento que vai decorrer sob o lema: “O MIREX e a Acção Diplomática Angolana no Actual Contexto Internacional: Desafios e Perspectivas” contará com palavras de boas-vindas do ministro das Relações Exteriores, Téte António, e o discurso de abertura do Presidente da República, João Lourenço.
Durante três dias (11, 12 e 13 de Abril), os técnicos do Ministério das Relações Exteriores (MIREX) vão ainda analisar o grau de coordenação entre as suas estruturas e outros parceiros governamentais; identificar insuficiências e buscar soluções concretas; planificar as actividades para o ano em curso; reforçar a organização interna e analisar os principais assuntos da política internacional. No primeiro dia do mês em curso, o MIREX esteve reunido, nas suas instalações, com a comissão preparatória deste XI Conse- lho Consultivo Alargado, para ultimar os preparativos para a organização do evento.
No encontro, o titular da pasta das Relações Exteriores, Téte António, foi informado de todos os por- menores técnicos e administrativos para que a actividade deste órgão de apoio consultivo do MIREX, decorra sem sobressalto. Fonte do MIREX revelou ao jornal OPAÍS que o evento vai ainda analisar questões ligadas à regularização e normalização do processo de rotatividade, a implementação do plano de formação, do seguro de saúde para os seus funcionários e dependentes, tal como havia prometido o ministro Téte na cerimónia de cumprimentos de fim e início de Ano Novo. Na ocasião, o chefe da diplomacia angolana garantiu a realização, nos primeiros três meses do ano, do Conselho Consultivo Alargado.
“Aproveitaremos a ocasião para certamente abordar estes assuntos e outros que dizem respeito ao funcionamento diário do nosso ministério, bem como a vida quotidiana dos funcionários no seio da instituição”, disse Téte António. O Conselho Consultivo Alarga- do do Ministério das Relações Exteriores reúne em sessão ordinária, no início de cada ano civil, e, extraordinariamente, sempre que necessário.