Um contrato de implementação da segunda fase do Projecto de Inovação de Segurança Pública, para a instalação de mais câmaras de video-vigilância na cidade de Luanda, foi assinado ontem, em Seul, entre a Polícia Nacional (PN) e o consórcio Hyundai Autoever, da Coreia do Sul.
O contrato foi assinado, pela parte angolana, pelo comissário José Paulo, director das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, em representação do comandante-geral da PN, e pelo Consórcio Hyundai Autoever, o vice-presidente, Kim Doo Hoon.
O referido projecto, financiado pelo Korea EximBank, vai permitir o aumento de número de câmaras na capital do país, abrangendo cinco dos nove municípios da província, segundo uma nota de imprensa tornada público ontem.
O Comando Geral da Polícia Nacional explica, na nota, que o mesmo vai contribuir significativamente na melhoria da situação de segurança pública, dada as suas valências no domínio da vigilância electrónica, aumentando em mais de duas centenas o número de câmaras na cidade, de acordo com a Angop.
Presenciaram o acto o embaixador de Angola na Coreia do Sul, Edgar Martins, e o representante sénior da Korea Eximbank, instituição credora do projecto conhecido como ANG-9, Kim Young-Do. A delegação da PN tem ainda agendada uma deslocação à sede da Hyundai-Autoever, ao centro de dados desta empresa, em Paju, bem como uma visita ao Hyundai Motor Studio, em Goyang.
Prevê ainda visitar o Centro 112 da Polícia Metropolitana de Seul e a Empresa de Engenharia MOON, do ramo de consultoria, para a troca de experiência.
Angola e a Coreia do Sul cooperam em vários domínios desde o estabelecimento das relações diplomáticas, em 1992, e têm mantido uma óptima cooperação de amizade.