A Procuradoria-Geral da República, na província do Bengo, recebeu, em 2023, 3 mil e 865 processos-crime de natureza diversa.
Deste número, 1.513 processos tiveram 2.007 arguidos detidos, enquanto noutros 2.352 processos, 2.868 cidadãos também arguidos estão em liberdade, segundo a subprocuradora geral da República titular no Bengo, Carla Patrícia Correia.
Em 2023, a PGR no Bengo remeteu ao Ministério Público, junto do Tribunal de Comarca do Dande, 257 processos com 314 arguidos, e 206 ao juiz de garantia para interrogatório.
A sub-procuradora considerou o ano trabalhoso e destacou a realização da semana da legalidade, as jornadas de consciencialização jurídicas, o encontro metodológico e as visitas aos municípios como as principais realizações de 2023.
Ressaltou que a PGR coordenou e conduziu com êxito a apresentação pública da Estratégia Nacional de Prevenção e Repressão da Corrupção (ENAPREC), um instrumento de referência na prevenção, detenção e repressão da corrupção e criminalidade conexa, que visa o reforço da confiança dos cidadãos nas instituições públicas.
No Bengo, os serviços da Procuradoria estão representados nos municípios do Dande, Ambriz, Nambuangongo, Dembos, Bula Atumba e Pango Aluquém.