O procurador-geral da República, Hélder Pitta Groz, confirmou, essa Terça- feira, em Luanda, o andamento dos processos de suspeitas de corrupção em que estão envolvidos a ex-presidente do Tribunal de Contas (TC), Exalgina Gamboa, e o presidente do Tribunal Supremo (TS), Joel Leonardo.
Pitta Groz falava à margem da cerimónia de abertura do III Curso de Capacitação para sub-pro- curadores-gerais da República, que conta com a participação de quadros da magistratura do Ministério Público da Guiné-Bissau e de Moçambique. O magistrado assegurou que, na devida altura, serão conhecidos os resultados dos processos. “Os processos estão a decorrer normalmente, o trabalho está sendo feito e, na devida altura, teremos os resultados.
Não posso entrar em detalhes, porque são processos que estão em segredo de justiça, mas o trabalho está a ser feito”, aclarou. A ex-presidente do Tribunal de Contas (TC), Exalgina Gamboa foi constituída arguida por suspeitas de crimes de peculato, extorsão e corrupção pela Procuradoria-Geral da República (PGR) no dia 28 de Fevereiro do ano em curso, num processo que envolve, igualmente, o seu filho, Hailé Cruz, também constituído arguido.
Já o juiz presidente do Tribunal Supremo, Joel Leonardo, tem sido acusado de estar, alegada- mente, envolvido em actos de corrupção, nepotismo e má gestão do órgão, o que levou a PGR a efectuar diligências na sede do Tribunal Supremo e do Conselho Superior da Magistratura Judicial. O procurador-geral da República adiantou que o órgão que dirige está, igualmente, a trabalhar nos processos que envolvem a empresária angolana Isabel dos Santos e o antigo Vice-presidente da República, Manuel Domingos Vicente, ambos a residirem fora do país.