O embaixador angolano Nazaré Salvador, que também é o director do Comité SADC em Angola, assumiu, ontem, a presidência rotativa do Comité Permanente dos Altos Funcionários da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), no quadro da 43ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da organização, a realizar-se no dia 17, em Luanda
Durante um período de um ano, Nazaré Salvador, que substituiu no cargo o congolês democrata Songhu Kayumba Donatien, vai coordenar o órgão que trata de questões operacionais da SADC, e que prepara a agenda do Conselho Ministros da 43ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da organização. A cerimónia de passagem de testemunho ocorreu na abertura da reunião de Peritos desta organização regional que decorreu numa das unidades hoteleiras da capital angolana.
Durante a sessão, o porta-voz da 43ª Cimeira de Chefes de Esta- do e de Governo da SADC, o embaixador Jorge Catarino Cardoso, referiu que os altos funcionários deram o pontapé de saída para a Cimeira do dia 17 próximo, com a preparação da agenda para o Conselho de Ministros, marcada para 13 e 14 deste mês. Afirmou que o documento inscreve questões que permitirão avaliar os progressos alcançados desde a última Cimeira, realizada em Kinshasa, capital da RDC, em 2022.
Ressaltou, entre as questões em debate, as orçamentais, incluindo financiamento a vários pro- jectos de integração e o relatório do secretário executivo da SADC sobre o plano de desenvolvimento regional, que assenta nos pilares fundacionais da paz, segurança e governação.
O também director para África, Médio Oriente e Assuntos Regionais do Ministério da Relações Exteriores (MIREX) salientou estar prevista ainda a avaliação do grau de implementação dos vários projectos de infra-estruturas com impacto na integração regional. Ademais, sublinhou que está também agendada a abordagem sobre o emprego e a empregabilidade, assim como enfermidades e doenças transmissíveis, sobretudo o HIV/Sida.