O segundo-secretário do MPLA na província do Huambo, Adérito Chimuco, realçou este sábado, o percurso histórico do partido na luta pela libertação nacional e no progresso social e económico do país.
O partidário, que falava no acto provincial antecipado das comemorações do 67º aniversário do MPLA, que se assinala a 10 do corrente mês, destacou o engajamento da organização política na mobilização de jovens, homens e mulheres, na luta contra o colonialismo português, que culminou com a proclamação da Independência Nacional a 11 de Novembro de 1975.
Segundo Adérito Chimuco, 67 anos depois, o percurso do MPLA tem sido coroado de lutas e inúmeras vitórias, pois são visíveis os progressos que o país tem alçando, sobretudo, no domínio de ensino/aprendizagem, cujo colonialismo havia negado o direito aos autóctones.
Disse serem vários os desafios que o MPLA (partido governante) tem pela frente, porém precisa reconhecer o trabalho que tem sido desenvolvido e os esforços empreendidos pelos valorosos homens e mulheres, na criação de condições para que haja mais oportunidades de ensino, emprego, melhoria das assistência médica/medicamentosa, aumento da produção nacional e redução das importações.
Referiu tratar-se de desafios que se multiplicam, diariamente, numa altura em que o MPLA, com a força do povo, continua a se mobilizar e a trabalhar para a edificação de um país próspero e cheio de oportunidades para todos.
Destacou a necessidade das jornadas comemorativas ao 67º aniversário da fundação do MPLA constituir-se numa forte corrente de mobilização e apoio dos militantes e da população, em geral, em torno da direcção Central do partido, do Executivo e do Presidente João Lourenço.
Afirmou que o Executivo tudo tem feito para a busca dos melhores caminhos para concretização da orientação do fundador da Nação, António Agostinho Neto, segundo a qual “O mais importante é resolver os problemas do povo”.
Esse grande objectivo, conforme o político, só será alcançado se cada um no seu oposto de trabalho ou residência efectuar as coisas, de forma correcta e dar o máximo de si, trabalhar com amor ao povo, servindo sem precedente para se cumprir a palavra de ordem do saudoso Presidente António Agostinho Neto.
O acto comemorativo do 67º aniversário da fundação do MPLA, decorrido no município do Ucuma, nos corredores Oeste província do Huambo, foi marcado com mensagem da OMA e da JMPLA, que reafirmaram os feitos do partido no resgate dos valores patrióticos e a união dos militantes em torno do Presidente João Lourenço, que tudo tem feito em prol do desenvolvimento social e económico sustentáveis.