As cinco formações políticas que proclamaram as independências de Angola, Moçambique, Cabo-Verde, Guiné Bissau e São Tomé e Príncipe concordaram, em Luanda, criar uma plataforma para alargar os mecanismos de concertação política, bem como um plano de formação conjunta no domínio da formação político-ideológica dos militantes e quadros dos respectivos partidos políticos
A decisão consta no comunicado final do encontro dos secretários-gerais dos partidos MPLA, FRELIMO, MLSTP/PSD, PAICV e PAIGC que estiveram reunidos na capital angolana, sob o lema “Unidos pela História e na Luta por um Futuro Melhor”, onde de- bateram questões relativas à vi- da interna das referidas formações políticas.
Na agenda de trabalhos constavam três pontos, nomeadamente “Desenvolvimento da Organização e Vida Interna do Partido”, “Desafios Políticos e Cooperação” e “Relações Internacionais”. No final do encontro, os cinco ex-movimentos de libertação nacional concordaram em realizar, de forma regular, encontros de concertação política para uma actuação mais eficaz e eficiente, que contribua para o desenvolvimento económico sustentável para o bem-estar das suas populações.
Outro ponto de concordância foi o de alargar os mecanismos de concertação política e cooperação mutuamente vantajosas, criando linhas de comunicação efectivas e permanentes, promoção da diplomacia político-partidária e parlamentar. De igual modo, foi considerada uma prioridade a criação de uma biblioteca electrónica para a partilha das histórias e memórias da luta de libertação nacional.
Continuar a adequar as estruturas dos partidos políticos às novas dinâmicas sociais face aos actuais e futuros desafios da globalização, assim como a criação de um plano de formação conjunta no domínio da formação político-ideológica dos militantes e quadros dos partidos políticos. As congéneres MPLA, FRELI- MO, PAICV, PAIGC e MLSTP/PSD decidiram, também, aprimorar o trabalho de desenvolvimento das tecnologias de comunicação e informação, em particular das redes sociais, como instrumentos estratégicos fundamentais da luta política. Para alcançar tal desiderato, propuseram a criação de um fórum de intercâmbio e comunicação, com destaque para as redes sociais, com o intuito de troca de experiências, formação e alinhamento cibernético interpartidário. Finalmente, os secretários- gerais acordaram a realização do próximo encontro em 2024, em local a indicar.
Nova fase no relacionamento estratégico
Ao intervir no encerramento da sessão, os secretários-gerais dos cinco partidos políticos concordaram sobre a oportunidade e importância do encontro, que, segundo os mesmos, marca uma nova fase no relacionamento estratégico entre os seus respectivos partidos. No seu discurso de encerramento, o secretário-geral do MPLA, Paulo Pombolo, salientou que o evento reviveu para os par- tidos a memória dos feitos históricos marcantes, sobre os quais apelou a uma maior divulgação e valorização, sobretudo para as novas gerações.
Participaram no encontro os secretários-gerais Paulo Pombolo, do MPLA de Angola, Roque Silva Samuel, da FRELIMO de Moçambique, Julião Correia Varela, do PAICV de Cabo Verde, António Patrocínio Barbosa da Silva, do PAIGC da Guiné- Bissau, Edite Ten Jua, secretária das Relações Exteriores, em representação da secretária-geral do MLSTP/PSD de São Tomé e Príncipe.