Os presidentes dos parlamentos dos países da África Austral que participam na 55.ª Assembleia Plenária do Fórum Parlamentar da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), que decorre em Luanda, sob o lema “Combater a carência energética na região da SADC – O Papel dos Parlamentos na Promoção de Políticas de Energias Renováveis e na Criação de um Mercado Energético Regional Único, visitaram hoje, sábado, o Porto do Lobito, na província de Benguela.
O grupo parlamentar, liderado pela presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, foi recebido pelo Presidente do Conselho de Administração (PCA) do Porto do Lobito, Celso Rosas.
Na ocasião, Celso Rosas expressou a sua satisfação com a visita, destacando que “isso demonstra o reconhecimento da importância do Porto do Lobito e do seu Corredor para os países da SADC, por parte dos parlamentares e não só”.
O responsável fez saber as oportunidades que o Corredor do Lobito e em particular o Porto do Lobito, pode oferecer para a economia dos países da SADC, especialmente aqueles sem acesso ao mar.
Ao falar com a presidente do Parlamento da Zâmbia, Celso Rosas enfatizou que a Zâmbia, na qualidade de membro da SADC, tem a possibilidade de aproveitar o Corredor do Lobito para fortalecer as relações comerciais com Angola.
“Neste contexto, o Caminho-de-Ferro de Benguela é visto como uma via fundamental para facilitar a importação e exportação de bens e serviços entre os dois países e não só”, disse.
Por sua vez, a presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, afirmou que a visita à província de Benguela, em especial ao município da Catumbela e ao Lobito, representa uma oportunidade para apresentar aos visitantes dos países membros da SADC, nomeadamente Moçambique, Zimbabwe, Zâmbia, Tanzânia e Botswana, a actual realidade de Angola e os esforços em curso para desenvolver infraestruturas e grandes projectos que possam sustentar uma economia orientada para o progresso, enquanto promovem a cooperação regional, onde o Porto do Lobito desempenha um papel fundamental como uma saída para o mar para os países sem litoral.
A presidente do Parlamento da Tanzânia, Tulia Ackson, expressou gratidão pela calorosa recepção do Conselho de Administração do Porto do Lobito e pela partilha de informações valiosas que ajudarão o governo tanzaniano a utilizar o Porto do Lobito para o transporte de diversos produtos da Tanzânia para o Lobito e deste para outros continentes, e afirmou ter confiança de que os portos de Lobito e Dar-es-Salam serão de grande suporte para países sem saída para o mar, como a Zâmbia, e outros.
No final da visita, Celso Rosas aproveitou a ocasião para oferecer a todos os presidentes dos parlamentos da SADC um livro que narra a história do Porto do Lobito, uma importante infra-estrutura do Corredor do Lobito.