Uma delegação de deputados que integra o Fórum dos Par- lamentos da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (FP- CIRGL), liderados por Jemma Nunu Kumba, encontra-se desde ontem, em Luanda, para troca de experiências com os seus homólogos angolanos
A delegação, que vai desenvolver uma visita de trabalho de cinco dias, foi recebida pelo primeiro vice-presidente da Assembleia Nacional, Américo Cuononoca, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro. A presidente do FP-CIRGL, Jemma Nunu Kumba, disse, na ocasião, que a visita a Angola enquadra -se no esforço de aprendizagem para os parlamentares, de forma a interagirem e aprendrem uns com os outros.
Jemma Kumba adiantou que vai aproveitar a estadia em Angola para apresentar ao Presidente da República, João Lourenço, a declaração saída do último fórum realizado no Sudão do Sul, segundo a Angop. Em agenda consta ainda um encontro com a presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, para troca de experiências.
O FP-CIRGL é uma organização inter-parlamentar que reúne palamentos nacionais dos 12 Estados Membros, nomeadamente Angola, Burundi, República Centro- Africana (RCA), Congo, República Democrática do Congo (RDC), Quénia, Rwanda, Sudão do Sul, República do Sudão, Uganda, Tanzânia e Zâmbia. O Fórum foi instituído a 4 de Dezembro de 2008, em Kigali, Rwanda, em seguimento da assinatura do Acordo Interparlamentar.
O órgão é constituído pela Assembleia Plenária, Mesa da Assembleia Plenária, Conferência dos Presidentes, Comité Executivo, Comissões e Secretariado- Geral. Angola foi oficialmente convidada a membro do Fórum Parlamentar da Conferência sobre a Região dos Grandes Lagos em Janeiro de 2013. Aderiu à organização em Novembro de 2014.