Os membros do Bureau do Comité Consultivo Permanente das Nações Unidas sobre Questões de Segurança na África Central (UNSAC) mostraram satisfação com os resultados obtidos por Angola no quadro da consolidação da paz e sugeriram que o país deve servir de exemplo aos que estão em conflito e aos saídos desta realidade no continente.
A avaliação resultou da visita de constatação que a UNSAC realizou, de 7 a 11 deste mês, às províncias do Bié, Huambo e Benguela, para aferir o desenvolvimento actual do país no período pós conflito.
Os membros da UNSAC auguram, por outro lado, que o país continue firme no trabalho em prol da materialização de uma maior integração económica nacional.
Angola decidiu centrar a visita ao terreno sobre temas de como a paz não deve ser apenas a ausência de conflitos, mas antes um processo positivo, dinâmico e participativo, onde se promova o diálogo e se solucionem os conflitos num espírito de entendimento e cooperação mútuos. A iniciativa visou mostrar, ainda, que o impacto do desenvolvimento da economia afecta, de forma positiva, o processo de reconciliação e reconstrução de um país saído de um conflito armado, partilhar experiências sobre como Angola alcançou a paz definitiva e continua a trabalhar, afincadamente, para garantir a sua preservação e consolidação.
Fonte; JA