A organização das Nações Unidas (ONU) enalteceu, ontem, o papel desempenhado pelo Presidente da República, João Lourenço, na pacificação dos conflitos a nível do continente africano, na qualidade de mediador da União Africana e Campeão dessa organização para a Paz e Reconciliação
A sub-secretária- geral das Nações Unidas para os Assuntos Africanos, Martha Pobee, afirmou que a Organização das Nações Unidas (ONU) se compromete a continuar a trabalhar com o Presidente João Lourenço, “tendo em conta a sua sábia visão em matéria de paz e segurança”.
A diplomata, que manteve, esta Segunda-feira, um encontro com o Cheflistas, que aproveitou o encontro para, em nome da ONU, expressar as felicitações ao Presidente angolano pelo trabalho em prol da paz e segurança na República Democrática do Congo.
Segundo Martha Pobee, que se encontrava na capital angolana desde Domingo (12), as Nações Unidas apoiam as iniciativas do governo angolano a favor do pro- cesso de pacificação na Região dos Grandes Lagos.
O encontro serviu também para analisar questões inerentes à tensão na fronteira entre o Rwanda e a RDC, a situação de segurança na República Centro-Africana (RCA) e no Tchad, lembrou a responsável, para quem a situação no Tchad tem a ver com questões fronteiriças.
João Lourenço, que preside à Conferência Internacional para a Região dos Grandes Lagos (CIRGL), é igualmente o medianeiro da União Africana (UA) na crise entre o Rwanda e a República Democrática do Congo.
Boa governação
A sub-secretária-geral das Nações Unidas para os Assuntos Africanos, Martha Pobee, que manteve também encontro, no último Domingo, com a presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, encorajou Angola a continuar na construção da boa governação e no fortalecimento das suas instituições.
A diplomata congratulou-se por este órgão de soberania ter criado sessões de auscultação que permitem compreender e ter também progressos. “A paz conduz à democracia e ao desenvolvimento. Todos estes elementos devem caminhar juntos, para o tipo de trabalho da liderança do Parlamento”, referiu.
A visita de trabalho da sub-secretária-geral das Nações Uni- das para os Assuntos Africanos, Martha Pobee, tem a duração de 72 duas horas e enquadra-se no reforço da cooperação entre Angola e as Nações Unidas.