A secretária-geral da OMA, Joana Tomás, está desde ontem, segunda-feira, 13, na província de Benguela, para apresentação da segunda edição do roteiro “Kudima”, um projecto virado ao incentivo da prática da agricultura familiar no seio das comunidades rurais, por constituir a principal fonte de sustento das famílias angolanas.
Na região centro e sul do País, serão abrangidas as províncias de Benguela, Bié, Huambo e Cuando Cubango, onde o destaque recairá para as actividades agrícolas praticadas por mulheres, assim como a entrega de diversos meios de trabalho de modo a alargar as áreas de produção para a autossuficiência alimentar.
O roteiro “Kudima” é uma iniciativa da OMA e seus parceiros sociais, que visa dar cumprimento às orientações do Presidente do MPLA e da República, João Lourenço, sobre a importância do sector da agricultura no processo da diversificação da economia nacional.
No seu discurso proferido a 10 de Agosto de 2022 na província de Malanje, no quadro da campanha eleitoral, o Presidente João Lourenço defendeu uma maior aposta na agricultura, para tornar o país autossuficiente na produção de alimentos. Na ocasião, o Presidente da República reiterou que “somos ricos, aspiramos ser um país industrializado, mas tendo sempre presente a agricultura”.
Durante o período de trabalho a ser realizado pela OMA, serão visitadas também antigas dirigentes da Organização das referidas províncias no âmbito do programa “Onde Está a Minha Camarada”, comunidades rurais e cooperativas agrícolas dirigidas por mulheres. O lançamento da primeira fase do roteiro “Kudima” decorreu no mês de Fevereiro do ano em curso na região norte do país, e abrangeu as províncias do Bengo, Cuanza-Norte, Cuanza-Sul, Malanje, Uíge e Zaire.