O governador do Cuanza-Norte, João Diogo Gaspar, apelou ontem, segunda-feira, em Ndalatando, à união e engajamento de todos os quadros e funcionários do Executivo para o desenvolvimento da província
Ao intervir na cerimónia da sua apresentação aos membros do Governo da província, João Diogo Gaspar manifestou-se disponível para trabalhar com todas as franjas da sociedade, com destaque para os partidos políticos, autoridades tradicionais, instituições académicas e religiosas e associações juvenis.
“O trabalho conjunto e de mãos dadas é a linha única para o crescimento e desenvolvimento da província. Por isso, cada um de nós é chamado a contribuir com o seu conhecimento e estratégia para o engrandecimento do Cuanza-Norte”, salientou. De acordo com o governante, os sectores da educação, saúde, segurança pública, agricultura e do turismo merecerão atenção especial do Governo local.
“De igual modo, o Governo vai investir nos recursos humanos, que devem ser olhados como a maior riqueza da província”, acrescentou. Fazendo referência ao programa de combate à corrupção e ao nepotismo levado a cabo pelo Executivo, exortou os gestores públicos a manterem um comportamento ético, cívico e patriótico, sobretudo em relação às questões relacionadas com o erário.
“Quem ousar, pensar ou praticar estes males será chamado a responder perante os órgãos da administração da justiça”, alertou. Por seu turno, o ministro da Administração do Território, Dionísio da Fonseca, que presidiu o acto, exortou os citadinos no sentido de colaborarem com o Governo em prol do desenvolvimento da província. Participaram na cerimónia membros do Governo provincial, representantes dos órgãos de defesa e segurança, líderes religiosos, autoridades tradicionais, entre outros convidados.
João Diogo Gaspar substitui no cargo Pedro Maquita, que foi exonerado, quarta-feira última, pelo chefe de Estado, nos termos da Constituição da República e por conveniência de serviço.
Nascido a 28 de Agosto de 1983, o novo governante é economista e exerceu, entre outras, as funções de deputado pelo círculo provincial de Malanje e a de coordenador do grupo de acompanhamento do MPLA para o Cuanza-Norte, tendo integra- do a 5.ª Comissão da Assembleia Nacional, que responde pela Economia e Finanças.
É igualmente docente universitário e foi coordenador do Fórum de Jovens Empreendedores de Malanje, província em que desempenhou também o cargo de delegado da Câmara de Comércio Angola-China, bem como dirigente de um clube de futebol.