O Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República de Angola na República Federativa do Brasil, Manuel Eduardo Bravo, apresentou, ontem, quinta-feira (17), no Palácio do Planalto, em Brasília, Cartas Credenciais ao Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva.
Ao usar a palavra na ocasião, o diplomata angolano, depois de enaltecer as seculares relações entre os dois povos irmãos, classificou a visita de estado do Presidente Lula da Silva à Angola como um marco histórico no aprofundamento da cooperação bilateral entre ambos os Estados.
Por seu turno, o Presidente Lula da Silva, disse ser motivo de alegria acreditar um novo embaixador de Angola no Brasil, destacando que o seu país está disposto a contribuir para o desenvolvimento do Estado africano, pelo que é preciso alavancar a parceria e acelerar a implementação de projectos de interesse comum.
Lula da Silva, manifestou a sua satisfação pelo facto de visitar Angola nos próximos dias, oportunidade que, como frisou, vai servir para reiniciar uma nova era entre ambos países e vencer a “letargia” de um passado recente.
O Brasil que foi o primeiro país a reconhecer Angola como Estado soberano, estabeleceu relações diplomáticas com Angola, a 12 de Novembro de 1975, baseadas no respeito mútuo e na cooperação com vantagens recíprocas.
De referir que, o chefe da missão diplomática da República de Angola no Brasil, é igualmente embaixador não residente na Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela, países onde, nos próximos tempos, deverá também apresentar Cartas Credenciais.