A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, recebeu ontem, 10, em audiências separadas, o embaixador extraordinário e plenipotenciário da República da Noruega e o da República Popular da China, ambos acreditados em Angola.
À saída do encontro, o embaixador da Noruega, Bjornar Dahi Hotvedt, anunciou para este ano a abertura da Embaixada de Angola na capital norueguesa, tendo referido que este passo resulta de um compromisso que o Presidente angolano, João Lourenço, assumiu aquando da sua visita naquele país, em 2022.
No plano geral das relações bilaterais, Bjornar Dahi Hotvedt, fez saber que abordou com a presidente da Assembleia Nacional de Angola a necessidade do alargamento do comércio, fora do sector petrolífero, onde neste momento a Noruega actua com cerca de 20 empresas.
O diplomata prometeu empenhar- se pessoalmente para atrair investimento do seu país fora do sector petrolífero. Por exemplo, anunciou que, ainda este ano, uma empresa do seu país vai abrir em Luanda uma linha de produção de tinta e vernizes. “Neste momento, em termos de comércio estamos mais presentes no sector petrolífero e discutimos com a presidente da Assem- bleia Nacional para alargarmos o comércio”, referiu o diplomata.
POR: José Zangui