Dos seis pré-candidatos que manifestaram a intenção de liderar a Juventude Unida e revolucionária de Angola (JURA), apenas dois foram apurados, em definitivo, para o conclave do próximo mês. Trata-se de Nelito Ekuikui e João Lukombo, ambos membros do comité nacional dessa organização
A organização do 5º Congresso Ordinário da JURA, braço juvenil da UNITA, apresentou, ontem, no com- plexo SOVSMO, em Luanda, a lista definitiva dos candidatos apurados para a disputa da liderança da- quela organização. Do total de seis pré-candidaturas inicialmente divulgados, apenas duas avançam para a final, sendo a de Nelito Ekuikui, membro da Comissão Política da UNITA e ainda primeiro secretário deste partido em Luanda, e a de João Lukombo, membro do comité nacional da JURA.
De acordo com a comissão de mandatos do 5º Congresso Ordinário da JURA, os demais pré- candidatos ao conclave apresentavam, quer nos processos submeti- dos como a nível comportamental, à luz dos estatutos da JURA, insuficiências não supríveis, tendo sido, deste modo desclassificados da corrida. A organização do 5º Congresso Ordinário da JURA, braço juvenil da UNITA, apresentou, ontem, no complexo SOVSMO, em Luanda, a lista definitiva dos candidatos apura- dos para a disputa da liderança daquela organização.
Do total de seis pré-candidaturas inicialmente divulgados, apenas duas avançam para a final, sendo a de Nelito Ekuikui, membro da Comissão Política da UNITA e ainda primeiro secretário deste partido em Luanda, e a de João Lukombo, membro do comité nacional da JURA.
De acordo com a comissão de mandatos do 5º Congresso Ordinário da JURA, os demais pré- candidatos ao conclave apresentavam, quer nos processos submeti- dos como a nível comportamental, à luz dos estatutos da JURA, insuficiências não supríveis, tendo si- do, deste modo desclassificados da corrida.
O sorteio
De acordo com o sorteio da eleição, também realizado ontem, o concorrente João Lukombo ficou com o número 2, no boletim de voto, e o número 1 para o candidato Nelito Ekuikui estando -, deste modo aberta a campanha eleitoral para se encontrar o próximo secretário-geral da JURA. Os candidatos seleccionados terão a partir de agora, durante um período de 30 dias, oportunidade para convencer o eleitorado e os delegados ao 5º Congresso Ordinário desta organização.
Candidatos prometem melhores dias para JURA
Nelito ressaltou que a sua candidatura representa a vontade dos militantes do partido enquadramos na JURA, pelo que tudo farão para estar à altura dos desafios da juventude da sua geração. “A juventude esteve sempre em todos os processos de transformação das sociedades, e nos queremos estar à altura dos desafios das transformações de Angola”, disse.
Por seu turno, João Lukombo tranquilizou os militantes e direcção da UNITA, dizendo-se preparado para dar resposta positiva aos desafios que lhes aguardam. Já o secretário-geral cessante, Agostinho Kamuango, desejou força, responsabilidade e dedicação a quem venha a ser eleito o novo homem forte da JURA.“É neste espírito que pensamos na vontade de melhor servir e continuar a trabalhar para a coesão, espírito de unidade e elevação do nome
Congresso envolto em polêmicas.
O 5º Congresso da JURA está mergulhado em polêmicas desde antes do anúncio da sua realização em Março próximo, com vozes críticas a apontarem o dedo ao ainda secretário-geral da organização, Agostinho Kamuango.
O também deputado à Assembleia Nacional era acusado de estar a retardar a realização do conclave como forma de prolongar o seu consulado à frente dos destinos da JURA, bem como de envolver a organização na letargia, comparativamente à sua congênere e “arquirrival”, a JMPLA. O clima de tensão subiu de tom quando, surpreendentemente, ouviu-se a “indicação pela direcção do partido”, de Nelito Ekuikui como futuro concorrente ao congresso.
Segundo algumas fontes, a indicação do nome de Ekuikui serviria para afastar alguns potenciais candidatos dada a popularidade do deputado e a simpatia que nutre por ele o presidente do partido, Adalberto Costa Júnior. E, como se não bastasse, dizem, foram afastados da corrida elementos como Domingos Palanga, António Marques, só para citar estes, que fariam frente ao “candidato da direcção”.