A vice-Presidente da República, Esperança da Costa, recebeu, ontem, em audiência, a Directora Global de Finanças Sustentáveis, Protecção de Terras, Águas Doces e Oceanos da The Nature Conservancy, Melissa Garvey, com quem abordou questões liga- das ao financiamento e preservação da biodiversidade em Angola.
No final da audiência, Melissa Garvey disse que analisou com a vice-Presidente da República, questões referentes à biodiversidade e às prioridades que Angola tem para a sua preservação. “Compreendemos que Angola, assim como outros países, possui oportunidades e desafios de financiar actividades de conservação da biodiversidade, bem como das pessoas que dependem dela.
Um dos nossos objectivos foi falar de como financiar essas potenciais acções de biodiversidade e de apoio às comunidades”, disse. A Nature Bonds é uma organização internacional que tem como objectivo o financiamento sustentável ligado à biodiversidade, às águas doces e à protecção costeira.
A ministra angolana do Ambiente, Ana Paula de Carvalho, fez par- te da audiência, juntamente com o director do Programa Okavango, Sekgowa Motsumi. A governante referiu que o Governo angolano está há algum tempo a trabalhar com essa organização, e que existem já alguns projectos e cerca de três por cento de áreas já identificadas no território nacional para conservação, no âmbito da Estratégia Nacional para a Biodiversidade, que se poderá estender até 2050.
Ana Paula de Carvalho sublinhou que algumas áreas já identificadas nas Províncias do Uíge, Cuanza-Sul, Huambo e Moxico terão os trabalhos de execução a partir de Fevereiro do próximo ano.