Numa constatação feita pelo grupo de Mulheres Parlamentares da Assembleia Nacional, que visitou, ontem, o Hospital geral dos Cajueiros, localizado no município do Cazenga, para se inteirar do seu funcionamento, anotou a falta de pelo menos 50 quadros para atender a demanda
Durante a referida visita de constatação, realizada no âmbito das actividades alusivas ao “Março Mulher”, as deputadas integrantes do Grupo de Mulheres Parlamentares, foram informadas sobre as dificuldades com que funciona o Hospital Geral dos Cajueiros, situado no município do Cazenga, província de Luanda.
Na ocasião, o director-geral da referida unidade sanitária, Daniel Café, informou que a falta de quadros constitui a principal dificuldade que o hospital enfrenta. O responsável sublinhou que o Hospital Geral dos Cajueiros não atende somente pacientes do município do Cazenga, mas de todos os outros municípios vizinhos.
“O hospital tem uma demanda muito grande, recebe pacientes vindos de vários outros municípios. Temos vários problemas desde a área dos recursos humanos, a área da enfermagem e do próprio pessoal médico”, descreveu. Além dos equipamentos técnicos, o hospital precisa de pelo menos 50 quadros, desde médicos e enfermeiros para atender os diversos casos que entram diariamente naquela unidade sanitária.
No final da visita, a presidente do Grupo de Mulheres Parlamentares, Teresa da Silva Neto, prometeu fazer advocacia junto do Executivo para se encontrar as devidas soluções dos problemas e preocupações apresentadas. “Vimos que de facto, existem várias dificuldades em relação à pediatria e não só.
São dificuldades que anotámos, que vão desde o material para o bom funcionamento da pediatria. Há também a dificuldade de funcionários. Nós vamos fazer um relatório e levar todas as precauções até às autoridades competentes”, garantiu a deputada. Com o intuito de minimizar algumas dificuldades, as parlamentares procederam também à entrega de alguns bens materiais àquela unidade hospitalar.