De acordo com um comunicado de imprensa, a que OPAÍS teve acesso, o Bureau Político do MPLA escreveu que, por ocasião do dia 23 de Novembro de 2024, em que se celebra o 62.º Aniversário da Fundação da JMPLA, no contexto da luta de libertação nacional, se impunha a necessidade da mobilização e organização da juventude para os desafios da altura, mormente a luta armada de libertação nacional e a formação de quadros para a Angola Independente.
Segundo o documento, alcançada a independência nacional, o Bureau Político do Comité Central do MPLA reconhece o papel histórico desempenhado pela juventude angolana na defesa desta conquista, na luta pela reconstrução nacional e o desenvolvimento da nossa pátria amada.
Conforme a nota, o Bureau Político do Comité Central do MPLA, nesta data, que coincide com o encerramento do IX Congresso Ordinário da JMPLA, reitera o seu apoio indefectível aos jovens angolanos, consciente de que eles são e neles reside o futuro da Nação.
“Aproveita igualmente para reconhecer o trabalho realizado pela JMPLA neste último quinquênio e pelo sucesso que constitui este Congresso Ordinário, onde se celebrou a vitalidade da organização e foram lançadas as bases para um novo ciclo de desafios mais sustentável”, lê-se no documento.
O Bureau Politico do Comité Central diz ainda estar consciente que a JMPLA continuará a ser a aliada principal e o garante da resolução dos problemas do povo.
De lembrar que a JMPLA foi fundada em Leopoldville (actual Kinshasa, República Democrática do Congo), antigo Zaire, a 23 de Novembro de 1962, no limiar da primeira guerra de Libertação Nacional, que veio a ser consumada a 11 de Novembro de 1975 com a proclamação da Independência Nacional.