Uma delegação de deputados do grupo parlamentar do MPLA, chefiada pelo seu presidente, Virgílio Fontes Pereira, trabalhou, ontem, na província do Bengo, onde levou bens diversos para os sinistrados da chuvas que distruíram quatro bairros do município do Dande
São mais de 500 famílias de quatro bairros do município do Dande, província do Bengo, afectadas pelas chuvas que se abateram naquela província, sobretudo durante o mês de Novembro de 2023.
As famílias viram as suas casas inundadas e os seus bens arrastados, tendo obrigado o Governo Provincial à criação de espaço para as alojar, inicialmente em casas de chapa, nos bairros Kissoma de baixo e Sassa-Pedreira, a 10 quilómetros da cidade de Caxito, sem serviços como posto médico, escola e água potável.
Os bairros Cabocha, parte do Cauango e outros desapareceram em consequência das enxurradas. No entanto, para acalentar e mitigar o sofrimento destas famílias, os deputados afectos ao grupo parlamentar do MPLA levaram àqueles populares diversos meios de apoio. Na bagagem, os parlamentares do ‘glorioso’ levaram colchões, bens alimentares, quites de medicamento, geradores eléctricos, descartáveis, entre outros bens.
Na ocasião, o deputado Virgílio Fontes Pereira considerou insuficientes os bens entregues, em face da carência que as famílias vivem, mas, segundo disse, nu- ma primeira fase vai minimizar o sofrimento. Nas duas localidades, os deputados deixaram a promessa de advogarem junto do governo central e seus parceiros socais para que mais ajudas continuem a chegar.
A visita, de acordo com o presidente do grupo parlamentar do MPLA, serviu sobretudo para prestar solidariedade, moral e psicológica, às famílias afectadas e desprovidas dos seus bens.
POR: José Zangui, enviado ao Bengo