O político fez essa exortação aos quadros no acto de abertura provincial do processo de balanço e renovação de mandatos das assembleias dos comités de acção do partido e das conferências comunais e municipais do MPLA, decorrido no campo gimnodesportivo de Menongue.
José Martins chamou igualmente atenção dos quadros e dirigentes do MPLA para estarem preparados em relação à implementação das autarquias locais, tendo em atenção os desafios que o processo irá impor.
“O partido precisa de contar com todos, mas para as cadeias de comando ou direcção devem estar lá os melhores quadros do MPLA e suas organizações”, defendeu o político, O 1.º secretário disse que esta tarefa deve ser orientada no espírto do reforço da coesão e unidade interna dos militantes, premiando, para todos os efeitos, os melhores quadros e militantes, aqueles que são capazes de dirigir e alcançar resultados positivos e esperados pelo povo na província, no município, na comuna, aldeia, bairro e no comité de acção.
Na ocasião, defendeu maior engajamento e envolvimento dos militantes nas acções viradas para o fortalecimento da vida interna do partido, reforço da democracia e o aprimoramento dos mecanismos de gestão e prestação de contas e responder, com clareza e eficácia, os principais desafios do contexto actual, superiormente orientados pelo órgão central do MPLA.
Para o primeiro secretário, os membros do partido têm de estar engajados para vencer os desafios do presente e do futuro, trabalhando na base da união, da base ao topo, através do cumprimento do lema do MPLA: “Todos para as bases, todos para as comunidades”. Estiveram presentes na abertura os primeiros secretários municipais do MPLA, membros da comissão executiva, da Organização da Mulher Angolana (OMA) e da JMPLA.